DA EXCLUSÃO SOCIAL À INCLUSÃO DIGITAL
A partir das leituras e reflexões
sobre alguns textos que tratam do tema Inclusão Digital pude compreender um
pouco sobre o assunto e repensar algumas coisas. Vamos começar pensando um
pouco sobre a lógica do capitalismo que
resulta na exclusão no mundo do trabalho e na sociedade em geral. Bonilla e
Oliveira (2011) trazem uma análise dessa lógica ao situar o desenvolvimento
capitalista no Brasil em 1930, quando no novo modelo industrial os
trabalhadores migram para a cidade, onde se mantém pobres, ocupando atividades
informais, morando em favelas, com participação subordinada e alienada sendo
essa estrutura imprescindível para a manutenção do sistema.
Castel (1998) trata da relação
com o trabalho e defende que para entender o presente é preciso entender a
história, sendo que o presente é a
herança e a memória. O sociólogo resgata essa relação enquanto suporte
privilegiado de inscrição na estrutura social ao distinguir o trabalho estável que
possibilita a integração, do trabalho instável que se situa na zona
intermediária proporcionando precariedade e instabilidade, não sendo estes
estáticos, podendo os indivíduos transitar da integração para a vulnerabilidade
e também do contrário. Para tanto, o autor utiliza para definir essa conjuntura
o termo “desfiliação social” nesse mesmo sentido ao propor analisar os graves
problemas sociais gerados, os que estão em desvantagem social e, por
conseguinte, a possibilidade de se pensar em uma intervenção de forma coerente
nessa realidade social, que para ele não representa o “fazer sociedade” nessa
dinâmica de separar e dividir, mas sim na de incluir e compartilhar tomando
como base as ideias de Durkheim.
A exclusão social se amplia na
medida em os indivíduos compartilham de carências e se tornam cada vez menos
favorecidos do que é construído historicamente, especialmente na sociedade da
informação. Desse modo, estar excluído socialmente significa estar fora, às
margens e estar incluído seria o mesmo
que inserir e adaptar os sujeitos como seres ativos nessa complexa e múltipla
realidade social. Mas não basta apenas fazer a relação exclusão/inclusão
limitando-se a análise desses processos sociais, se faz necessário pensar e
discutir as transformações possíveis dessa realidade.
Os termos exclusão e inclusão
digital emergem na sociedade atual a partir do uso das tecnologias digitais,
passando a compor mais um fator que privilegia os mais favorecidos socialmente.
A universalização do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC),
passa a fazer parte do contexto da cidadania contemporânea mais na perspectiva
do consumo do que na da emancipação. Lemos (2011), defende que a inclusão
digital se dá quando o indivíduo é colocado num processo mais amplo de
exercício pleno de sua cidadania e que deve ser pensada a partir do
enriquecimento dos capitais cultural, social, intelectual e técnico, mas ao que
me parece, pensando no contexto atual da educação, esse ideal está um pouco
longe de acontecer apesar das políticas públicas de inclusão digital desde a
primeira “versão” do PROINFO (programa nacional de informática na educação)
1997, até as mais recentes propostas nas políticas de inclusão digital que não
se efetivam devido aos vários fatores no cenário da educação na sociedade da
informação.
Posso resumir o que escrevi até
aqui num grande “nó” e também numa inquietação diante das várias questões que me
surgem a cabeça... pensar sobre a Educação brasileira, suas políticas públicas, seus contextos e a
que/quem tem servido, e sobre o papel da escola com um caráter essencialmente
conservador e responsável pela transmissão do conhecimento na sociedade, de
fato nos gera esse sentimento. A leitura do texto: Políticas públicas para a
inclusão digital nas escolas (Bonilla, 2010), talvez me fez olhar diferente e
menos inquieta ao perceber que mesmo de forma insuficiente e deficiente estamos
caminhando para a perspectiva da universalização da inclusão digital, vista
aqui como formação da cultura digital, mesmo que para isso ainda seja investido
muito no sentido de tornar a escola como um lugar de formação de professores,
alunos e comunidade escolar para a participação do movimento de transformação
das formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade através do uso das
TIC e não apenas como meros consumidores. Uma das maiores questões da educação,
a meu ver está relacionada ao repensar e ao refazer essas tensões entre as
demandas das políticas publicas e a realidade educativa.
CASTEL, Robert. As
metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis: Vozes,
1998 (Introdução).
BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011 (prefácio e capítulo 1).
BONILLA, Maria Helena. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Motrivivência. Ano XXII, Nº 34, P. 40-60 Jun./2010.
BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011 (prefácio e capítulo 1).
BONILLA, Maria Helena. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Motrivivência. Ano XXII, Nº 34, P. 40-60 Jun./2010.
1 comentários:
Priscila: gostei bastante do seu texto! Traz uma discussão bastante profícua, com todo uma implicação política nas suas palavras e nos leva a refletir a relação direta entre a exclusão social e a exclusão digital.
Esse texto precisa ser lido mais de uma vez...
Abraço!
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